Manifestações Culturais


São Pedro de Heliópolis – BA

O estilo musical que alicerçou a cultura em Heliópolis foi o forró. Vários foram os sanfoneiros que animaram e animam festas ao longo da história: Nezinho Cordeiro, Zé de Severo, João, Jaci Ventinha, Alaelson do Acordeom, além do cantor e compositorGilberto Alves. Mas o nome de maior expressão musical de Heliópolis é o cantor, compositor e músico Helvécio Pereira deSantana , o Vecinho, ícone da música de raiz, reverenciado até no sudeste do país.

Como todo município, em Heliópolis há festas populares. A mais tradicional é a FESTA DE SÃO PEDRO, que ultimamente vem sendo realizada fora da época tradicional e chama cerca de trinta mil pessoas nos dias de festejos. O São Pedro de Heliópolis ganhou destaque nacional quando trouxe Luís Gonzaga em apresentação de 1988, a última feita pelo Rei do Baião na Bahia. Ele morreu no ano seguinte, aos 76 anos. Hoje, o São Pedro está deixando de ser uma festa tradicional para abrigar bandas de ritmos e características distantes do autêntico forró.Nos 25 anos de realização da FESTA DE SÃO PEDRO DE HELIÓPOLIS, grandes artistas da Música Popular Brasileira se apresentaram. Além de Luís Gonzaga, Dominguinhos, Oswaldinho, Flávio José, Adelmário Coelho,Alcimar Monteiro, Joquinha Gonzaga, Marinês, Genival Lacerda, Negrão dos 8 baixos, Trio Nordestino e tantos outros.

Outra festa que tem perdido espaço, mas ainda resiste aos novos tempos é a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, realizada em Outubro. A festa religiosa ainda atrai pessoas de toda a região. Todos os dias acontecem missas, tanto pela manhã quanto pela noite, procedidas por novenas e procissões. No final acontecem shows com bandas locais e o coral da igreja com cânticos religiosos.

Nos últimos anos, Heliópolis tem promovido inúmeros eventos que vão desde Missa do Vaqueiro, Cavalgadas a Vaquejadas e afins. Poucos sobrevivem aos tempos, mas uma vem se destacando: é a Festa do Carro-de-Boi – organizada pelo empresário Zé de Miguel. O evento chegou a ter 130 carros-de-bois vindos de vários rincões da Bahia e Sergipe. Em 2013, em Janeiro, data habitual, a festa não foi realizada por causa da maior seca dos últimos cinquenta anos, que assolou o município e reduziu seu rebanho bovino a menos da metade. Em seu lugar foi realizado o I Encontro de Carreiros.

O vídeo abaixo mostra a participação do Rei do Baião, Luís Gonzaga, no primeiro grande São Pedro de Heliópolis no ano de 1988.

Facebook

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE HELIÓPOLIS
Endereço:Praça XV de Novembro, Centro
Cep.:
48.445-000
Telefone: (75) 3593-2227
E-mail: legislativoheliopolis@gmail.com

Brasão do Estado da Bahia Brasão do Brasil
brasao
Copyright © 2013 - CÂMARA MUNICÍPAL DE HELIÓPOLIS-BA Todos os direitos reservados